FEA

Sex28042017

Última atualização:12:16:31 AM

Voltar Você está aqui: Home FEA Destaques da reinauguração da Sede Histórica da FEA

Destaques da reinauguração da Sede Histórica da FEA

 

Destaques da reinauguração da Sede Histórica da FEA

113 anos após sua fundação, em 2 de outubro de 1904, a Sede Histórica da Federação Espírita Amazonense - FEA foi inteiramente restaurada e reinaugurada neste sábado, 21 de janeiro de 2017.

Em singela e emocionante cerimônia aberta ao público, que contou com a presença de Jorge Godinho, presidente Federação Espírita Brasileira, dos presidentes dos Centros Espírita do Estado e de trabalhadores de todo o Movimento Espírita, foram relatados os desafios da restauração, realizadas homenagens aos ex-presidentes da FEA e aos operários que integraram a equipe de restauração. Foi montada grande estrutura na área externa da FEA, especialmente preparada para acolher ao público presente.

O memorial do Espiritismo no Amazonas, outrora situado na sede administrativa da FEA foi transferido para Sede Histórica. Neste espaço você encontra dados históricos, imagens e artefatos que compõem os primórdios do Espiritismo no Amazonas. O novo espaço conta ainda com a Livraria Caminho Espírita, que disponibiliza as obras fundamentais que compõem a Codificação Espírita, além de outros grandes títulos, como obras psicografadas por Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco.

A Sede Histórica da FEA retorna suas atividades de Palestra Pública e Atendimento Espiritual no dia 30 de Janeiro. As atividades ocorrerão as segundas, quartas e sextas, pela manhã às 8h30 e a noite às 20h.

A Restauração

A restauração contou, primeiramente, com a construção de um projeto, que foi aprovado no Ipham – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com recomendações de manutenção do telhado, todo feito em telhas de barro originais do período historicamente conhecido como Belle Èpoque, em referência ao final do século XIX e início do século XX, assim como sua fachada, que deveria ter a cor utilizada originalmente em sua inauguração, ocorrida em 2 de outubro de 1904.

Iniciadas em abril de 2016, as obras tiveram duração de dez meses, encerrando-se em janeiro do corrente ano desta reinauguração. A obra exigiu um trabalho de restauro minucioso dos elementos históricos do prédio, especialmente dos detalhes estilísticos de sua fachada, bem como uma adequação de sua estrutura interna, para oferecer maior conforto ao público e recolocar a Sede Histórica da FEA em sua posição de elemento constitutivo do centro histórico e turístico de Manaus. Inteiramente restaurado, o prédio é agora entregue à sociedade amazonense e ao Movimento Espírita, reintegrado ao patrimônio material e imaterial do qual faz parte.

Confira as imagens clicando AQUI.